NOVO
ASSUNTO
TODOS
ASSUNTOS
ASSUNTOS RECENTES PESQUISAR ASSUNTO
PORQUE ENSINAR A LER DESDE BEBÊS Equipe Bebelê 26/07/2011 06:08
  PORQUE ENSINAR A LER DESDE PEQUENOS As pesquisas científicas mostram que ao ler em voz alta para os bebês os pais já iniciaram a sua alfabetização. Pesquisas médicas do Montreal Children´s Hospital observaram que ler em voz alta tranqüiliza a criança, auxilia no desenvolvimento da inteligência e melhora o vínculo com os pais. Ler historinhas diariamente para a criança parece ser o ideal. Isso também motiva a criança para querer aprender a ler. Podemos iniciar o ensino das letras brincando, dançando e cantando as músicas do Bebelê mesmo para bebês com poucos meses de idade. Além de desenvolver a musicalidade melhora o vínculo afetivo entre bebê e os pais. Afinal é o que todos querem. Um dos segredos é que tanto a criança quanto o adulto deve estar sentindo-se bem. Qualquer mal estar já devemos deixar para ensinar mais tarde ou no próximo dia.

 
 
 
Re:PORQUE ENSINAR A LER DESDE BEBÊS Equipe Bebelê 26/07/2011 06:09
  Por volta dos 12 meses podemos iniciar as brincadeiras cantando as músicas do ABC Bebelê e já aproveitando para iniciar com o som das letras: A-A-A-A faz? ...... aaaaa. A letra E faz .... eeeee. A letra I vai fazer... iiiii até eles aprenderem as vogais (A, E, I, O, U). Depois brincar com as consoantes mais fáceis como Z faz zzzzz, depois que souber Z, ensinar S faz ssssss, V faz vvvvv e assim por diante, mostrando sempre o movimento labial. Brincadeiras que não precisam ser acompanhadas de papel impresso, apenas de expressão facial.

 
 
 
Re:Re:PORQUE ENSINAR A LER DESDE BEBÊS Equipe Bebelê 26/07/2011 06:36
  ENSINANDO AS MAIÚSCULAS Escreva com letras maiúsculas em cartões seis centímetros de altura por dez a vinte centímetros de comprimento o nome dos móveis SOFÁ, MESA, PIA, as peças da casa SALA, COPA, BOX, nas gavetas das MEIAS, BLUSAS, SAPATOS, nas camas das pessoas MAMÃE, PAPAI, nome da criança no berço, na porta dos quartos o nome das pessoas que ali dormem e cole esses cartões nos locais, leia e mostre para ela com freqüência, aqui está escrito s o f á, este é o sofá, passe a mãozinha dela sobre as letras enquanto você pronuncia o som da letra. Mantenha os cartões sempre nos locais indicados, muitas vezes caem de onde colamos, aproveite para revisar: Qual o lugar desta palavra? O que está escrito aqui? Caso ela demore para responder, auxilie, diga S O F Á, onde é o lugar desta palavra? Por volta dos 24 meses já podemos ensinar a forma das letras, utilizando ABC maiúsculo do Bebelê. Assistindo o vídeo com a criança, cantando e dançando como os personagens do Bebelê a criança facilmente vai memorizar. Chame a atenção das diferenças das letras, dizendo o D tem um barrigão, o I é só um risquinho, O S tem voltinha para esquerda e direita, passe o dedinho da criança em cima da letra. Procure usar as mesmas palavras das canções do Bebelê.

 
 
 
Re:Re:Re:PORQUE ENSINAR A LER DESDE BEBÊS Equipe Bebelê 26/07/2011 06:39
  ENSINANDO AS MAIÚSCULAS - VARAL Faça um varal com o alfabeto maiúsculo na parede do quarto ou do local que a criança permanece bastante tempo olhando. Observe a ordem de A a Z, coloque cada letra em um cartão de cinco centímetros por sete centímetros. Certifique-se que a criança não irá se pendurar ou se enroscar. Você pode usar as letras das Cartelas do Bebelê que além de serem coloridas e fáceis de associar às animações que a criança já conhece tem um tamanho ideal para os pequenos. Diariamente diga vamos aprender as letras A B C D E F e vá tocando em cada uma delas. Peça para criança repetir, o repetir facilita a memorização muito mais que apenas ver. Muitas crianças parecem ter uma memória superior só porque tem o hábito de repetir. Cada letra já sabida é sinal que podemos avançar para a próxima. Após o café da manhã e antes de dormir mostre o livro ABC Bebelê, vá cantando e mostrando para ela cinco ou seis páginas das letras que ela tem mais dificuldade e depois gaste a maior parte do tempo olhando o que a criança escolher para ver o que gosta, mostrando as figuras, chamando atenção para algum detalhe, lendo o texto, curtindo com seu filho o hábito dos livros. Não interrompa outra brincadeira para ensinar as letras. Respeite as brincadeiras que seu filho está concentrado. Aproveite quando ele tem tempo vago, geralmente logo após café da manhã ou antes de dormir.

 
 
 
Re:Re:Re:Re:PORQUE ENSINAR A LER DESDE BEBÊS Equipe Bebelê 26/07/2011 06:49
  IDÉIAS PARA ENSINAR A LER Após o café da manhã e antes de dormir mostre o livro Bebelê, vá cantando e mostrando para ela cinco ou seis páginas das letras que ela tem mais dificuldade e depois gaste a maior parte do tempo olhando o que a criança escolher para ver o que gosta, mostrando as figuras, chamando atenção para algum detalhe, lendo o texto, curtindo com seu filho o hábito dos livros. Não interrompa outra brincadeira para ensinar as letras. Respeite as brincadeiras que seu filho está concentrado. Aproveite quando ele tem tempo vago, geralmente logo após café da manhã ou antes de dormir.

 
 
 
Re:Re:Re:Re:Re:PORQUE ENSINAR A LER DESDE BEBÊS Equipe Bebelê 26/07/2011 06:51
  IDÉIAS PARA ENSINAR A LER. Imprima as atividades do Caça Letras, ela vai gostar de procurar letras nas revistas. A criança tem que achar a letra, apenas as letras maiúsculas, o adulto recortar e a criança colar. Ela poderá também colorir as figuras da página e junto com ela fique cantando a música daquela letra, conforme indica o Caça Letras. Recorte as letras de vestir da Cartela do Bebelê e deixe onde a criança possa ver. Pode ser em uma prateleira, em cima de uma mesa ou simplesmente coladas lado a lado na parede ou espelho. Faça um conjunto de seis letras. Aquelas letras que ela já sabe guarde numa caixinha e coloque outras que ela ainda não sabe. Revise diariamente de modo que ela aprenda todas. Caso esqueça uma que já sabida, volte com aquela para a prateleira.

 
 
 
Re:Re:Re:Re:Re:Re:PORQUE ENSINAR A LER DESDE BEBÊS Equipe Bebelê 26/07/2011 07:26
  IDÉIAS PARA ENSINAR A LER MAIÚSCULAS, parte final. Reforce aquelas letras que ela confunde, revendo e brincando com as letras mais difíceis para ela. Depois das maiúsculas ela aprenderá rápido as minúsculas porque muitas são iguais ou parecidas.

 
 
 
Re:Re:Re:Re:Re:Re:Re:PORQUE ENSINAR A LER DESDE BEBÊS Equipe Bebelê 26/07/2011 07:27
  Erros são normais e são esperados. Todas as crianças se confundem e demoram muito para aprender, afinal são muitos símbolos semelhantes. Continue brincando, cantando e dançando com seu filhinho que você verá como aos poucos ele saberá todo o alfabeto.

 
 
 
Re:PORQUE ENSINAR A LER DESDE BEBÊS fabiola jimenez 05/08/2011 01:41
  me interesa conocer su metodo y si lo pueden publicar en español y donde lo puedo adquirir aqui en mexico

 
 
 
Re:PORQUE ENSINAR A LER DESDE BEBÊS Equipe Bebê Lê 14/12/2012 11:53
  A neurocientista Martha Farah, da Universidade da Pensilvania, Estados Unidos, em pesquisa publicada em outubro de 2012 mostrou um aumento significativo de massa cinzenta no cérebro de jovens que por volta dos 4 anos de idade tinham tido muitos livros infantis, brinquedos que ensinavam as cores, os números, as letras ou brincavam com instrumentos musicais. Estes jovens em comparação com os outros também mostraram mais inteligência em várias áreas medidas. As crianças que só aos 8 anos tinham esses mesmos tipos de brinquedos não mostraram melhoria na massa cinzenta nem nos testes de inteligência. Onde se conclui que após os 7 ou 8 anos de idade perdemos a principal vantagem de desenvolver a inteligência do ser humano. O estudo também iniciou aos 4 anos de idade, o que leva a crer que esses pais desde muito antes já estimulavam seus filhos. Nós do Bebelê acreditamos que ensinar os filhos é um aprendizado diário que quanto antes for iniciado melhor professores nos tornamos e mais amigos dos filhos ficamos. Talvez essa seja a diferença de famílias que tem por hábito ensinar desde tenra idade e tornam-se famílias de melhor nível sócio-econômico e outras não praticam o hábito de ensinar, ou porque isso dá muito trabalho ou porque não acreditam que possa ajudar no futuro, mas isso vai tornar muito difícil a vida escolar ou o aprendizado de uma nova habilidade mais tarde. Acreditamos também que ensinar cantando e brincando é impossível fazer mal a alguém.

 
 
 
Re:PORQUE ENSINAR A LER DESDE BEBÊS Equipe Bebelê 20/01/2013 11:23
  Nós do Bebelê acreditamos que ensinar os filhos é um aprendizado diário que quanto antes for iniciado melhor professores nos tornamos e mais amigos dos filhos ficamos. Talvez essa seja a diferença de famílias que tem por hábito ensinar desde tenra idade e tornam-se famílias de melhor nível sócio-econômico do que outras famílias que não praticam o hábito de ensinar os bebês, ou porque isso dá muito trabalho ou porque não acreditam que possa ajudar no futuro. Porém os ensinamentos antes dos 4 ou 5 anos vai tornar mais fácil a vida escolar ou o aprendizado de uma nova habilidade na idade adulta. A família que começa ensinando desde bebês tem crianças que serão melhores alunos. Acreditamos também que ensinar cantando e brincando é impossível fazer mal a alguém.

 
 
 
Re:PORQUE ENSINAR A LER DESDE BEBÊS mônica sena 18/02/2013 11:12
  adorei o site, lamento ter conhecido somente agora, pois tenho um filho que irá completar 6 anos em março e está com dificuldade no aprendizado escolar, e um dos motivos foi a teoria de que é melhor não antecipar as coisas, e por isso não o estimulei desde cedo. Gostaria de dicas e de quais materias utilizar para essa fase. Deus abençõe e sucesso !

 
 
 
Re:Re:PORQUE ENSINAR A LER DESDE BEBÊS Equipe Bebelê 22/02/2013 04:07
  Mônica, as crianças costumam nos surpreender. Ensine cantando, dançando e brincando, as pessoas de todas idades memorizam com mais facilidade por esses meios. Você deve usar todas as atividades e animações do BEBELÊ, você verá os olhinhos de seu filho brilhar. Como ele já está com mais de quatro anos use bastante a atividade Caça-Letras, enquanto ele procura a letra nas revistas fique cantando a canção daquela letra e chame a atenção para o som que a letra faz. Faça repetir ou cantar junto a canção. Nessa idade eles também curtem a brincadeira Que letra é..? Que letra é..? que está no topo das páginas do livro do ABC Bebelê. Faça o varal do A até Z e revise diariamente de cinco em cinco letras, avançando para as próximas cinco quando estiverem dominadas. Faça isso cantando e dançando. Recorte as figuras de vestir as letras da cartela do Bebelê e brinque com ele para descobrir qual figura veste a letra e vá retirando aquelas que ele já domina. Ficando menos letras, mais rápido ele memorizará. Com exceção das crianças com dislexia, nesta idade as crianças saudáveis aprendem muito rapidamente ler com o Bebelê. Bom trabalho!

 
 
 
Re:PORQUE ENSINAR A LER DESDE BEBÊS Maria Letícia 16/03/2013 05:21
  Concordo que as crianças devem ser ensinadas deste muito pequenas e sempre com cantigas. Por isso acesso Bebelê todos os dias que posso com meus filhos de 1 e 3 anos.

 
 
 
Re:PORQUE ENSINAR A LER DESDE BEBÊS Maria Leticia 16/01/2014 08:53
  Concordo que as crianças devem ser ensinadas deste muito pequenas e sempre com cantigas. Por isso acesso Bebelê todos os dias que posso com meus filhos de 1 e 3 anos.

 
 
 
Re:PORQUE ENSINAR A LER DESDE BEBÊS Paula Rubens 09/10/2015 08:36
  Tenho um neto de 5 anos que, apesar de muito inteligente e criativo, não está conseguindo acompanhar o ritmo da escola, pois lá eles utilizam o método silábico, com ênfase na escrita. Ele ainda não conseguiu entender que as letras representam sons, portanto a escrita não tem significado pra ele. O Bebelê era tudo que estávamos precisando neste momento: conteúdo inteligente, interessante, interativo e muito divertido. Hoje apresentei o site a ele e ficou um tempão tentando aprender as músicas do alfabeto animado. Sinto que vamos nos divertir muito! Obrigada por disponibilizar essa maravílha! Estou comprando o livro e a cartela de letras de vestir.

 
 
 

Seu Nome:
Seu e-mail:
**Seu e-mail não será divulgado.
Assunto:
Digite sua mensagem: