Boa noite,
Estava procurando desenhos para pintar quando encontrei o site
Bebele.
Salvei no computador para mostrar para minha priminha de 5 anos.
Ela aprendeu a ler de outra forma, mas como achei o site muito
bonito,não resisti e mostrei para ela as "sílabas simples". A
primeira resposta que obtive foi "este parece difícil". Ela somente
começou a entender quando eu voltei para o alfabeto e depois voltei
nas sílabas. Nesta segunda tentativa eu deixei ela ir clicando nas
letras.Estou percebendo que a única forma de aprender é
participando, talvez por isso ela só tenha entendido quando passou a
clicar nas palavras com o mouse.
Ela apreciou muito pois algumas sequências -sejam elas simples ou
complexas- ela nao conhece, como "ce, ci" que ela lê como "que,
qui". No entanto depois quando eu dei palavras para ela ler com "ce,
ci" ela não entendeu!!!!Ou seja, ela aprende na hora, mas depois
quando vê uma palavra em outro contexto ela não consegue utilizar.
A idéia do Bebele é muito boa, o site é muito bonito, mas a idéia
poderia ser ampliada para pequenas frases.Não sei se estou me
intrometendo muito, mas da mesma forma que é o karaokê , poderia ser
estas frases, ou seja, mostrar o texto e ao mesmo tempo o som.
Fazendo variações de uma mesma frase acho que a criança aprenderia a
ler mais rápido.Frases dos contos de fadas seriam uma ótima
opção,pois não tem direitos autorais, todo mundo conhece e as
crianças adoram.
"-Que olhos grandes você tem vovó" "
"-é para te ver melhor minha netinha"
"-Que nariz grande você tem vovó"
"-É para te cheirar melhor minha netinha"
"-Que boca grande você tem vovó"
"É pra te comer melhor minha netinha"
E por falar em karaokê,existem alguns problemas;
-algumas frases estão atrasadas em relação ao som, quando o som vem
já mudou a frase. Exemplos:
Quando aparece o som " a letra C é uma voltinha uma canoa" já entrou
a frase seguinte 'c, c, c, c, c, c, vai fazer", o atraso é minímo,
mas a diferença é muito grande pra criança que não conseguirá
acompanhar, pecebi isso quando vi minha priminha tentando acompanhar
com o dedo no monitor.
-Erros de ortografia também apareceram, está escrito "CRUZANDOS AS
PREMINHAS", mas o áudio diz "CRUZANDO AS PERNINHAS".
-Também é escrito "X-X-X-X-X-XÍCARA" mas o áudio diz "X-X-X-X-X DE
XÍCARA"
e na letra K, aparece escrito "TEM PERNA PARA CIMA E PARA BAIXO",
mas o som diz "TEM PERNA PRA CIMA E PRA BAIXO".
No geral achei interessante a ênfase dada a fonética das letras do
alfabeto, mas os erros de digitação que são bem comuns na internet,
podem prejudicar a alfabetização, já que as crianças embora não
saibam explicar eles, são bem atentas a estes detalhes que poderão
confundi-las muito.E quanto a apresentação das letras K W Y, faço
das minhas as palavras de uma garotinhade 5 anos: "o K (karate) tem
a ver, mas o W(watts) e o Y(yes) não tem nada a ver".É isso.
Parabéns pela inciativa.
Eriana.
querida Eriana
Agradecemos muito suas sugestões.
Os erros de digitação do karaokê não tínhamos percebido e serão corrigidos amanhã de manhã.
Quanto ao atraso em relação ao som nossos técnicos afirmam ser da velocidade da internet, o audio é mais pesado que as animações por isso chega atrasado. no dVD esse problema não ocorre. estamos atentos para novas tecnologias que possam nos auxiliar e fazendo testes para diminuir o problema.
Pernas pra cima e pra baixo não foram escritas igual do Áudio para que a criança memorize a linguagem escrita correta. quando dizemos muito rápido a palavra: para, ouvimos pra. muitos estrangeiros estão usando Bebelê para aprender o português e isso iria complicar muito para eles.
Quanto a letra W e letra Y também concordamos com você. Mas até agora não achamos palavra que as crianças do norte a sul do brasil gostem e que possam ser transformadas no formato da letra. Continuamos pesquisando e aceitando sugestões.
A leitura dos sons da letra c como ca co cu e ce ci costuma ser facilitada quando Cantamos e mostramos durante alguns dias a página do C no livrinho bebelê na parte da canção do c "mas quando c vier com e ou quando o C vier com I.... " .
todos nós demoramos para aprender qualquer coisa e imagine 26 letras com 5 vogais, temos 130 combinações, leva muito tempo para o cérebro memorizá-las até poder jogar rápido com todas. sua sobrinha deve ser muito inteligente mas todos levam algum tempo para fazer novas conexões neurais. podemos comparar como iniciar na academia ginástica. todos pulam mas só aqueles que pulam com frequência é que não erram os passos. Dê um tempinho para ela e reforce a canção do C dançando, cantando e mostrando no livrinho quando C vier com E ... e se mostrar um pedaço da fatia de cebola com vários Cs ela vai lembrar do c da cebola, deixe-a tocar, cheirar, cantar e dançar com pedaço da cebola na forma do c.
Ótima sugestão das histórias clássicas como chapeuzinho vermelho para as crianças começar a ler, vamos seguir suas sugestões. faremos as minúsculas, as sílabas ch, Lh, Nh, ç, bla, bra, etc. e logo iniciaremos as palavras e historinhas.
Diariamente novas e melhores maneiras de aprender estão sendo descobertas no mundo e trocando idéias poderemos melhorar, facilitar para as crianças e mostrá-las que aprender pode ser muito bom e divertido, só dependerá de como apresentamos a novidade. por isso suas observações foram muito importantes e certamente outras pessoas devem estar pensando como você.
bjs / equipe bebelê
Olá, nós somos portugueses e o bebelê está a ser usado diariamente cá em casa. Como a palavra "xícara" não é muito usada em Portugal, eu abri o site em Inglês e imprimi o X de xilofone.
Temo-nos divertido imenso a imprimir, pintar, cantar e fazer vários exercícios de leitura e de escrita, após cada sessão com o bebelê. Claro que estou a divulgar o site a todos os meus amigos e colegas.
Bem-hajam!
Sou alfabetizadora e estava procurando por novidades quando encontrei essa página. Eu
achei uma idéia ótima. As músicas são divertidas
e fáceis de aprender. Vocês são bastantes criativos.
Hoje em dia as crianças aprendem bem mais rápido
quando ensinamos o alfabeto com música.Vocês estão de parabéns.
Um abraço,
Rossita
Estava navegando no site brincando se aprende e de repente encontrei este site, ele é fantástico e com certeza ajudará muitos professores, eu indicarei aos meus colegas professores, principlamente para o 1º ano e 2º. Parabéns pelo site!!!! Osney- Corguinho - MS
Sou professora de E I e o bebele está me ajudando bastante em meu dia a dia facilitando a alfabetização das minhas abençoadas crianças.
Xro pra todos e parabéns pelo site
me indicaram o site do bebele e trabalho na sala de Recursocom (AEE), meus alunos com dificuldades de aprendizagem e tem sido muito proveitoso e divertidO
Sou coordenadora do laboratorio de informatica de minha escola. Escola Municipal Eliza Nunes, em Imperatriz-MA. Estamos desenvolvendo um projeto de alfabetização e um dia estava procurando algo interessante e que ajudasse os aluno a ler foi então que encontrei o bebele. Todos estão entusiasmados.
Sou prof. Psicopedagoga da Sala de Recurso Multifuncional, foi um presente ter achado esse site, já indiquei para vários colegas e pais. As crianças adoram e agradecem. Obrigada, sou de Tangará da Serra-MT.